Pular para o conteúdo principal

Parece que sem pensamento o corpo não existe. - texto por Gangaji

Pergunta: Parece que sem pensamento o corpo não existe.

Gangaji responde:

Excelente! Está certo. A experiência do corpo é o resultado de muitos pensamentos passados. Há um movimento para estes pensamentos do passado que irá levar o corpo até à sua morte natural. Não precisas de continuar a pensar em manter o corpo a funcionar. O corpo tem o seu próprio movimento.
O corpo, como tu o descobriste, é apenas um corpo pensado. É um corpo−desejo nascendo de desejos passados. Deixa estes desejos irem embora e o seu poder para criar corpos futuros termina.

Na filosofia oriental, auto−realização é vista como sendo o fim do renascimento. O ciclo do renascimento é experienciado a cada momento. Simplesmente observa que tudo o que nasce, morre, e reconhece−te como aquele que observa. O corpo vem, o corpo vai. Uma emoção vem, uma emoção vai. Fenômenos estranhos vêm, fenômenos estranhos vão. Observa tudo vir e ir naquilo. Observa o que não precisa de qualquer movimento ou pensamento para ser.
O ego é simplesmente um pensamento baseado na ideia de que tu és um corpo particular e isto é uma mentira. Todas as ideias que seguem esta ideia inicial, errônea são, por conseguinte, mentiras.
Deixa de tentar segurar o corpo, de pensar a tua realidade. Isto é o princípio. O que é então revelado é tão secreto que não pode ser falado. Se for falado, já é uma distorção da verdade. Primeiro deixa cair tudo − apenas por um instante − e vê se alguma coisa foi perdida. E aí fala a partir da experiência direta.
As pessoas muitas vezes têm medo de deixar cair tudo porque pensam que se isso acontecer perderão a capacidade de funcionar no mundo. Porém, no geral, acuidade do intelecto e da memória resultam desta libertação. Quando a mente não está constantemente perseguindo imagens e pensamentos do passado, há uma grande potencialidade para que a pura inteligência se expresse facilmente.
Independentemente do que quer que eu diga, tu nunca irás saber antes de o descobrires por ti mesmo, certo? Tu nunca saberás o quão deliciosa é a sobremesa antes de a provares. Podes lê−la no menu. Podes olhar para os rostos dos teus amigos que a provaram. Podes ouvir as suas descrições. Mas é tudo em segunda mão.
A sobremesa é o teu próprio ser. Está à espera de ser comido. Quando eu digo deixa cair todos os conceitos, o que eu realmente estou a dizer é para não apanhares nenhum conceito. Nem tens de passar pelo esforço de deixar cair alguma coisa. Simplesmente não apanhes nenhum conceito e faz um banquete com isso que és.

Satsang com Gangaji 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem sou eu? Texto por Sri Ramana Maharshi

Quem sou eu?               Sri Ramana Maharshi (oferecido por Felipe Ubaldo)    Eu não o corpo físico, composto de sete humores (dhatus). Eu não sou os cinco sentidos (audição, toque, visão, paladar e olfato), que apreendem seus objetos respectivos (som, sensação, forma, gosto e cheiro). Eu não sou os cinco órgãos da ação: fala, locomoção, manipulação, excreção e procriação, com suas respectivas funções (falar, movimentar, segurar, expelir e desfrutar). Eu não sou as cinco energias vitais (prana, etc), que executam as cinco funções de inspiração, etc. Eu não sou nem mesmo a mente que pensa. Eu não sou o estado de incognoscibilidade, no qual restam apenas as impressões residuais dos fenômenos, e no qual não há nem fenômenos nem atividade. Se eu não sou nada disso, então quem sou eu?    Depois de negar tudo o que foi mencionado como “não isto”, aquela Consciência que permanece por si só – eu sou Aquilo. Qual a natureza da Consciência?    A na

A AUSÊNCIA DE DESEJOS, A MAIOR BEM-AVENTURANÇA - Texto por NISARGADATTA MAHARAJ

A AUSÊNCIA DE DESEJOS, A MAIOR BEM-AVENTURANÇA Texto por NISARGADATTA MAHARAJ Pergunta: Encontrei-me com muitas pessoas realizadas, mas nunca com um homem liberado. Você já conheceu algum homem liberado, ou a liberação significa, entre outras coisas, abandonar também o corpo? Maharaj: O que você entende por realização e liberação? P: Por realização quero dizer uma experiência maravilhosa de paz, bondade e beleza, quando o mundo faz sentido e há uma unidade que a tudo permeia de substância e essência. Apesar de tal experiência não durar, não pode ser esquecida. Brilha na mente como recordação e desejo. Sei do que estou falando porque tenho tido tais experiências. Por liberação quero dizer estar permanentemente neste estado maravilhoso. O que pergunto é se a liberação é compatível com a sobrevivência do corpo. M: O que está errado com o corpo? P. O corpo é muito débil e de breve duração. Cria necessidades e desejos. Limita-nos dolorosamente. M: E daí? Que as expressões físicas sejam l

Morte e Renascimento - Texto por Ramana Maharshi

Morte e Renascimento - Texto por Ramana Maharshi Em nenhum outro ponto Ramana mostrou mais claramente que a teoria deve ser adaptada ao nível da compreensão do buscador do que quando ele respondia perguntas sobre a morte e renascimento. Para aqueles que eram capazes de compreender a teoria não dualista em sua forma pura ele apenas explicava que esta pergunta não surge, pois como o ego não tem uma existência real agora, também não o terá após a morte. P: As ações de uma pessoa nesta vida afetam os seus nascimentos futuros? R.: Você nasceu? Por que você se preocupa com nascimento s futuros? A verdade é que não existe nascimento e nem morte. Que aquele que nasceu pense sobre a morte e outros consolos para ela. P.: A doutrina Hindu da reencarnação é correta? R.: Não é possível dar uma resposta definitiva. No Bhagavad Gita, por exemplo, até a presente encarnação é negada. P.: A nossa personalidade não é sem começo? R.: Primeiro descubra se ela existe e depois faça a pergunta. Tanto os