Pular para o conteúdo principal

A NATUREZA DO HOMEM - TEXTO POR RAMANA MAHARSHI 💜

 A NATUREZA DO HOMEM - TEXTO POR RAMANA MAHARSHI 💜

Pergunta: O Bhagavan muitas vezes diz: “o mundo não é exterior a você” ou, “tudo depende
de você”, ou “o que existe fora de você?” Para mim isso tudo é muito enigmático. O
mundo existia antes de eu nascer e vai continuar a existir depois da minha morte, assim
como continuou a existir depois da morte tantos que viveram antes de mim.

B.: Alguma vez eu disse que o mundo existe por sua causa? Eu apenas lhe coloquei a
questão ‘o que existe além de você mesmo?’ Você deve compreender que ‘você mesmo’
não se refere ao corpo físico nem ao corpo sutil, mas ao Eu Real.

O que lhe foi dito é que uma vez que você conheça o Eu Real dentro do qual todas as
ideias existem, incluindo a ideia de ‘eu mesmo’, ‘outros como eu’ e ‘mundo’, você pode
compreender a verdade de que existe uma Realidade, uma Verdade Suprema que é o Eu
Real de todo o mundo que você agora percebe, o Eu de todos os eus, o Real, o Supremo, o
Eu eterno, distinto do ego ou ser individual, que é impermanente. Você não deve confundir
o ego, ou noção de corpo, com o verdadeiro Eu.

Pergunta: Então o Bhagavan quer dizer que o Eu Real é Deus?
Nesta resposta o Bhagavan, como lhe era peculiar, voltou a discussão da teoria à
prática. Apesar de o presente capítulo como um todo ser dedicado à teoria, parece
apropriado continuar este diálogo para mostrar como a teoria era posta em prática.

B.: Você percebe a dificuldade disso? A auto-inquirição “Quem sou eu?” é uma
técnica diferente da meditação “Eu sou Shiva” ou “eu sou Ele”. Eu prefiro enfatizar o autoconhecimento,
porque você primeiro está preocupado consigo mesmo antes de querer saber
do mundo ou seu Senhor. A meditação “Eu sou Ele” ou “Eu sou Brahman” é mais ou
menos mental, mas a busca pelo Eu de que eu falo é um método direto, e de fato superior a
ela. Pois, na medida em que você começa a busca pelo eu e vai se aprofundando, o Eu Real
está lá esperando para lhe receber; então, o que quer que seja feito é feito por algo além, e
você, como ser individual, não é responsável por isso. Neste processo são automaticamente
abandonadas todas as dúvidas e discussões, assim como um homem que dorme esquece
todas as suas preocupações naquele momento.
A discussão que segue mostra como Bhagavan permitia que se discutisse livremente
as suas respostas quando o ouvinte não era convencido por elas.

Pergunta.: Que certeza existe de que há algo lá esperando para me receber?

B.: Quando a pessoa é suficientemente madura ela se convence disso naturalmente.

Pergunta: Como alcançar essa maturidade?

B.: Vários caminhos são ensinados. No entanto, qualquer que seja o desenvolvimento
prévio da pessoa, a prática ardente da auto-inquirição o acelera.

Pergunta: Mas isso é uma argumentação circular: eu sou forte o bastante para praticar a auto-inquirição
se eu sou maduro, e é a própria prática da auto-inquirição que me torna maduro.
Esta é uma objeção que aparecia frequentemente de uma forma ou de outra, e a sua
resposta mais uma vez enfatiza que o que é necessário é a prática e não a teoria.

B.: A mente tem dificuldade de entender isso. A mente quer uma teoria para se
satisfazer. Na verdade, entretanto, o homem que ardentemente busca a Deus ou ao seu Eu
verdadeiro não precisa de nenhuma teoria.1
Todos são o Eu Real e são, de fato, infinitos. No entanto, cada um confunde o seu
corpo com o Eu Real. Para se conhecer qualquer coisa precisa-se de uma iluminação, e esta
só pode ser da natureza da Luz – no entanto, ela ilumina tanto a luz física quanto a
escuridão física. Ou seja, esta Luz está além da luz e escuridão aparentes. Ela em si não é
nenhuma das duas, mas é chamada de Luz porque ilumina ambas. Ela é infinita e é
Consciência. A Consciência é o Eu do qual todos estão conscientes. Ninguém nunca está
afastado do Eu Real, e portanto todos são de fato Auto-Realizados; o que acontece é que –
e este é o grande mistério – as pessoas não têm consciência disso e buscam realizar o Eu
Real. A Realização consiste apenas em se libertar da falsa noção de que não somos
realizados. Não é nada novo a ser adquirido. Ela deve já existir, caso contrário ela não seria
eterna, e apenas vale a pena se esforçar pelo que é eterno.

Uma vez que a falsa visão “eu sou o corpo” ou “eu não sou realizado” for removida
apenas a Consciência Suprema ou Eu Real permanece, e é isso o que as pessoas chamam
de “Realização” no seu estado atual de conhecimento. Mas a verdade é que a Realização é
eterna e já existe aqui e agora.
A Consciência é conhecimento puro. A mente surge dela e é constituída de
pensamentos.
A essência da mente é apenas atenção ou consciência. Entretanto, quando o ego nubla
a mente, esta adota as funções de raciocínio, pensamento e percepção. A mente universal,
não sendo limitada pelo ego, não tem nada exterior a si, e portanto ela é apenas
consciência. É isso o que a Bíblia quer dizer com “EU SOU O QUE EU SOU”.

A mente que é dominada pelo ego tem sua força drenada e por isso é muito fraca para
resistir a pensamentos perturbadores. A mente sem ego é feliz, como nós percebemos no
sono profundo, sem sonhos. Portanto, claramente se percebe que perturbação e felicidade
são apenas estados da mente.

Os ensinamentos de Ramana em suas próprias palavras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem sou eu? Texto por Sri Ramana Maharshi

Quem sou eu?               Sri Ramana Maharshi (oferecido por Felipe Ubaldo)    Eu não o corpo físico, composto de sete humores (dhatus). Eu não sou os cinco sentidos (audição, toque, visão, paladar e olfato), que apreendem seus objetos respectivos (som, sensação, forma, gosto e cheiro). Eu não sou os cinco órgãos da ação: fala, locomoção, manipulação, excreção e procriação, com suas respectivas funções (falar, movimentar, segurar, expelir e desfrutar). Eu não sou as cinco energias vitais (prana, etc), que executam as cinco funções de inspiração, etc. Eu não sou nem mesmo a mente que pensa. Eu não sou o estado de incognoscibilidade, no qual restam apenas as impressões residuais dos fenômenos, e no qual não há nem fenômenos nem atividade. Se eu não sou nada disso, então quem sou eu?    Depois de negar tudo o que foi mencionado como “não isto”, aquela Consciência que permanece por si só – eu sou Aquilo. Qual a natureza da Consciência?    A na

A AUSÊNCIA DE DESEJOS, A MAIOR BEM-AVENTURANÇA - Texto por NISARGADATTA MAHARAJ

A AUSÊNCIA DE DESEJOS, A MAIOR BEM-AVENTURANÇA Texto por NISARGADATTA MAHARAJ Pergunta: Encontrei-me com muitas pessoas realizadas, mas nunca com um homem liberado. Você já conheceu algum homem liberado, ou a liberação significa, entre outras coisas, abandonar também o corpo? Maharaj: O que você entende por realização e liberação? P: Por realização quero dizer uma experiência maravilhosa de paz, bondade e beleza, quando o mundo faz sentido e há uma unidade que a tudo permeia de substância e essência. Apesar de tal experiência não durar, não pode ser esquecida. Brilha na mente como recordação e desejo. Sei do que estou falando porque tenho tido tais experiências. Por liberação quero dizer estar permanentemente neste estado maravilhoso. O que pergunto é se a liberação é compatível com a sobrevivência do corpo. M: O que está errado com o corpo? P. O corpo é muito débil e de breve duração. Cria necessidades e desejos. Limita-nos dolorosamente. M: E daí? Que as expressões físicas sejam l

Morte e Renascimento - Texto por Ramana Maharshi

Morte e Renascimento - Texto por Ramana Maharshi Em nenhum outro ponto Ramana mostrou mais claramente que a teoria deve ser adaptada ao nível da compreensão do buscador do que quando ele respondia perguntas sobre a morte e renascimento. Para aqueles que eram capazes de compreender a teoria não dualista em sua forma pura ele apenas explicava que esta pergunta não surge, pois como o ego não tem uma existência real agora, também não o terá após a morte. P: As ações de uma pessoa nesta vida afetam os seus nascimentos futuros? R.: Você nasceu? Por que você se preocupa com nascimento s futuros? A verdade é que não existe nascimento e nem morte. Que aquele que nasceu pense sobre a morte e outros consolos para ela. P.: A doutrina Hindu da reencarnação é correta? R.: Não é possível dar uma resposta definitiva. No Bhagavad Gita, por exemplo, até a presente encarnação é negada. P.: A nossa personalidade não é sem começo? R.: Primeiro descubra se ela existe e depois faça a pergunta. Tanto os