Pular para o conteúdo principal

Bem-vindo a Satsang - texto por Gangaji 🙏

Bem-vindo a Satsang - texto por Gangaji

Aquilo por que desejas, Aquilo por que sentes fome, é Aquilo que está sempre presente. Aquilo é o que tu realmente és.
Quando eu digo “tu”, não me estou a referir ao teu corpo. O teu corpo está naquilo. Eu não me estou a referir aos teus pensamentos. Os teus pensamentos estão naquilo. Não me estou a referir às tuas emoções. As tuas emoções aparecem e desaparecem naquilo. Não estou a falar de circunstâncias. As circunstâncias, também, aparecem e desaparecem naquilo.
Corpos, pensamentos, emoções e circunstâncias mudam. Elas aparecem e desaparecem. Eles podem ser bons ou maus. Eles podem ser agradáveis ou desagradáveis. A verdade que és é permanente e imóvel. A maravilhosa, boa notícia é que apesar de te imaginares, podes reconhecer quem realmente és. Independentemente da tua experiência enquanto corpo ou como o pensamento, eu sou este corpo, podes receber a transmissão directa da verdade pelo teu verdadeiro eu. A transmissão é satsang. Satsang confirma a tua verdadeira identidade como consciência pura, livre de qualquer condicionamento.
Quando esta boa notícia é ouvida, realmente ouvida, há uma abertura imensa. Ninguém alguma vez reportou o fim da realização do seu verdadeiro Eu. O que termina é a preocupação em imaginar-se como uma entidade particular separada da consciência ilimitada.

Eu não tenho nada a ensinar-vos. Auto-conhecimento não é aprendizagem. Auto-conhecimento não é algo que possa ser contido em palavras. Embora palavras possam ser usadas, nenhuma palavra que alguém alguma vez possa ter dito tocou a glória do Ser. Estou aqui para apontar Aquilo, para celebrar Aquilo e rir de qualquer argumento que diga que algo pode eventualmente obstruir Aquilo.
Não estou a pedir-vos para se lembrarem de alguma coisa. Não estou a pedir-vos para fazerem alguma coisa ou para terem alguma coisa. Nada é necessário. Estou a pedir-vos para verem que já são aquilo que querem. E estou simplesmente a sugerir, assim como o meu mestre me sugeriu, e como o seu mestre lhe sugeriu, que vocês tomem um instante, um milésimo de segundo, e permitam a actividade da mente parar. Nesse milésimo de segundo, que descoberta é feita! Nesse milésimo de segundo, recebes o convite para te renderes ao que é revelado quando não há qualquer atenção no corpo, pensamento, emoção ou circunstância.
É um único momento! Nesse instante o corpo desaparece. Nesse instante de perfeito silêncio tu descobres o que está permanentemente aqui, aquilo que sempre tem estado, aquilo que és tu permanentemente. Este instante de silêncio é o convite ao verdadeiro refúgio, ao verdadeiro retiro, verdadeira paz, independentemente das vindas e idas.

Que instante este! Neste instante não há fixação no passado, não há especulação no futuro, e não há a análise do presente com relação ao passado ou ao futuro. Neste instante não há preocupação mental. Não há existência condicionada. Há apenas a consciência pura e incorrompida. Neste instante estás em Satsang.
De alguma forma, por qualquer golpe de sorte, a tua consciência individual, foi chamada a Satsang. Ouviste as palavras de que és a própria Verdade. Agora és livre para te descobrires como Verdade. És livre para repousar nessa Verdade. És livre para ser feliz, independentemente de quaisquer corpo, pensamentos, emoções ou circunstâncias. És livre para seres quem realmente és.
Bem-vindo a Satsang.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem sou eu? Texto por Sri Ramana Maharshi

Quem sou eu?               Sri Ramana Maharshi (oferecido por Felipe Ubaldo)    Eu não o corpo físico, composto de sete humores (dhatus). Eu não sou os cinco sentidos (audição, toque, visão, paladar e olfato), que apreendem seus objetos respectivos (som, sensação, forma, gosto e cheiro). Eu não sou os cinco órgãos da ação: fala, locomoção, manipulação, excreção e procriação, com suas respectivas funções (falar, movimentar, segurar, expelir e desfrutar). Eu não sou as cinco energias vitais (prana, etc), que executam as cinco funções de inspiração, etc. Eu não sou nem mesmo a mente que pensa. Eu não sou o estado de incognoscibilidade, no qual restam apenas as impressões residuais dos fenômenos, e no qual não há nem fenômenos nem atividade. Se eu não sou nada disso, então quem sou eu?    Depois de negar tudo o que foi mencionado como “não isto”, aquela Consciência que permanece por si só – eu sou Aquilo. Qual a natureza da Consciência?    A na

A AUSÊNCIA DE DESEJOS, A MAIOR BEM-AVENTURANÇA - Texto por NISARGADATTA MAHARAJ

A AUSÊNCIA DE DESEJOS, A MAIOR BEM-AVENTURANÇA Texto por NISARGADATTA MAHARAJ Pergunta: Encontrei-me com muitas pessoas realizadas, mas nunca com um homem liberado. Você já conheceu algum homem liberado, ou a liberação significa, entre outras coisas, abandonar também o corpo? Maharaj: O que você entende por realização e liberação? P: Por realização quero dizer uma experiência maravilhosa de paz, bondade e beleza, quando o mundo faz sentido e há uma unidade que a tudo permeia de substância e essência. Apesar de tal experiência não durar, não pode ser esquecida. Brilha na mente como recordação e desejo. Sei do que estou falando porque tenho tido tais experiências. Por liberação quero dizer estar permanentemente neste estado maravilhoso. O que pergunto é se a liberação é compatível com a sobrevivência do corpo. M: O que está errado com o corpo? P. O corpo é muito débil e de breve duração. Cria necessidades e desejos. Limita-nos dolorosamente. M: E daí? Que as expressões físicas sejam l

Morte e Renascimento - Texto por Ramana Maharshi

Morte e Renascimento - Texto por Ramana Maharshi Em nenhum outro ponto Ramana mostrou mais claramente que a teoria deve ser adaptada ao nível da compreensão do buscador do que quando ele respondia perguntas sobre a morte e renascimento. Para aqueles que eram capazes de compreender a teoria não dualista em sua forma pura ele apenas explicava que esta pergunta não surge, pois como o ego não tem uma existência real agora, também não o terá após a morte. P: As ações de uma pessoa nesta vida afetam os seus nascimentos futuros? R.: Você nasceu? Por que você se preocupa com nascimento s futuros? A verdade é que não existe nascimento e nem morte. Que aquele que nasceu pense sobre a morte e outros consolos para ela. P.: A doutrina Hindu da reencarnação é correta? R.: Não é possível dar uma resposta definitiva. No Bhagavad Gita, por exemplo, até a presente encarnação é negada. P.: A nossa personalidade não é sem começo? R.: Primeiro descubra se ela existe e depois faça a pergunta. Tanto os