Pular para o conteúdo principal

Está Clara a Infinitude do Agora? - Conversas em Satsang 💕💙

Está Claro a infinitude do Agora?

R: Posso responder?
Eu sinto que aqui essa clareza está entre o desabrochar e o queimar em uma fogueira, está oscilando entre os dois.
Essa atenção está desabrochando por sí e ao mesmo esse fogo se aproximando do próprio desabrochar.
É algo que explicar em palavras não tem como essa abertura está se permitindo acontecer.

Veetshish: Explica um pouco o que você está chamando de fogo? Porque talvez seja legal ficar mais claro.

R: Esse anseio por descobrir a si mesmo.
Por estar meio cansado desses jogos de mudanças.
Apesar de experimentar esses jogos com total clareza, é esse saco cheio de estar nessa oscilação e o querer se jogar no abismo de uma vez.

Veetshish: Esse fogo, aquilo que caminha no limiar do desejo de iluminar, é necessário até certo ponto e depois ele se torna um obstáculo.
E se não tiver mais nada?

R: Por isso que eu disse que antes era só o fogo e agora está presente a percepção do desabrochar por si, as duas coisas se encontrando.

Veetshish: E aí, sim. Em alguns momentos, o fogo talvez esteja aí, ou vá reaparecer ou vai ser o elemento principal para queimar e destruir velhos e sutis condicionamentos de uma identidade pessoal e separada, esse falso centro que é construído e tenta se defender e que sutilmente aparece como alguém que eu já ouvi dizendo assim: “Não, eu não tenho ego, eu sei que eu sou a pura presença”.
Aqui a gente não está para brigar com nada. Mas é para verificar como que tem uma estrutura egóica ainda que aja o reconhecer.
Depois do reconhecer, não encerre tão rápido a sua investigação.

R: Nem que eu queira.

Veetshish: Sim, eu sei que não vai fazer isso! É aí que vem o fogo do queimar. Deixa ele queimar inclusive a vontade de querer qualquer coisa e até o impulso de achar que chegou em algum lugar, deixa o fogo queimar também a conclusão, porque não há conclusão e não há lugar nenhum para chegar.
E esse é o desabrochar sereno.
R: Eu posso trocar a palavra?
Um desabrochar mais impessoal.

Veetshish: Sim, isso!

E é importante dizer dessa impessoalidade que alguns ensinamentos falam. Uma equanimidade que é confundida com neutralidade, com o não sentir.

Satsang com Veetshish Om e amigos em Floripa-SC


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem sou eu? Texto por Sri Ramana Maharshi

Quem sou eu?               Sri Ramana Maharshi (oferecido por Felipe Ubaldo)    Eu não o corpo físico, composto de sete humores (dhatus). Eu não sou os cinco sentidos (audição, toque, visão, paladar e olfato), que apreendem seus objetos respectivos (som, sensação, forma, gosto e cheiro). Eu não sou os cinco órgãos da ação: fala, locomoção, manipulação, excreção e procriação, com suas respectivas funções (falar, movimentar, segurar, expelir e desfrutar). Eu não sou as cinco energias vitais (prana, etc), que executam as cinco funções de inspiração, etc. Eu não sou nem mesmo a mente que pensa. Eu não sou o estado de incognoscibilidade, no qual restam apenas as impressões residuais dos fenômenos, e no qual não há nem fenômenos nem atividade. Se eu não sou nada disso, então quem sou eu?    Depois de negar tudo o que foi mencionado como “não isto”, aquela Consciência que permanece por si só – eu sou Aquilo. Qual a natureza da Consciência?    A na

A AUSÊNCIA DE DESEJOS, A MAIOR BEM-AVENTURANÇA - Texto por NISARGADATTA MAHARAJ

A AUSÊNCIA DE DESEJOS, A MAIOR BEM-AVENTURANÇA Texto por NISARGADATTA MAHARAJ Pergunta: Encontrei-me com muitas pessoas realizadas, mas nunca com um homem liberado. Você já conheceu algum homem liberado, ou a liberação significa, entre outras coisas, abandonar também o corpo? Maharaj: O que você entende por realização e liberação? P: Por realização quero dizer uma experiência maravilhosa de paz, bondade e beleza, quando o mundo faz sentido e há uma unidade que a tudo permeia de substância e essência. Apesar de tal experiência não durar, não pode ser esquecida. Brilha na mente como recordação e desejo. Sei do que estou falando porque tenho tido tais experiências. Por liberação quero dizer estar permanentemente neste estado maravilhoso. O que pergunto é se a liberação é compatível com a sobrevivência do corpo. M: O que está errado com o corpo? P. O corpo é muito débil e de breve duração. Cria necessidades e desejos. Limita-nos dolorosamente. M: E daí? Que as expressões físicas sejam l

Morte e Renascimento - Texto por Ramana Maharshi

Morte e Renascimento - Texto por Ramana Maharshi Em nenhum outro ponto Ramana mostrou mais claramente que a teoria deve ser adaptada ao nível da compreensão do buscador do que quando ele respondia perguntas sobre a morte e renascimento. Para aqueles que eram capazes de compreender a teoria não dualista em sua forma pura ele apenas explicava que esta pergunta não surge, pois como o ego não tem uma existência real agora, também não o terá após a morte. P: As ações de uma pessoa nesta vida afetam os seus nascimentos futuros? R.: Você nasceu? Por que você se preocupa com nascimento s futuros? A verdade é que não existe nascimento e nem morte. Que aquele que nasceu pense sobre a morte e outros consolos para ela. P.: A doutrina Hindu da reencarnação é correta? R.: Não é possível dar uma resposta definitiva. No Bhagavad Gita, por exemplo, até a presente encarnação é negada. P.: A nossa personalidade não é sem começo? R.: Primeiro descubra se ela existe e depois faça a pergunta. Tanto os