Pular para o conteúdo principal

ONDE É O DENTRO? Emoções? Sensações? Dentro do Corpo? Por Veetshish Om

ONDE É O DENTRO?

Quando era pequena, tinha uma adivinhação
que eu adorava!
A pergunta era inteligente:
"Quantos lados tem uma xícara?"
(Variavam as coisas: "...uma bola?" ou "...um círculo?")
A resposta era difícil.
O pensamento pulava de um lado para outro tentando entender,
quase nunca adivinhava
que eram dois lados:
o de dentro e o de fora!

O tempo passou...
Eu cresci,
e a pergunta, agora, de inteligente virou sábia:
"onde é o dentro de você?"

É bom explicar melhor.

Tem o dentro de casa,
o dentro do quarto,
dentro do armario
e do sapato,
Tem dentro do mar e dentro da montanha
dentro da bala e dentro do pastel...
Tem dentro da cabeça, dentro da barriga
dentro do universo, dentro do átomo.
Tem dentro do pensamento, onde moram as ideias,
dentro das emoções tem a alegria, o amor, o medo e a raiva,
Tem dentro da memória, aquilo que passou
dentro do desejo, o que pode vir,
dentro da minha vontade tem o querer.

Todos esses dentros
estão fora
de mim
que reconheço
cada um desses lugares.

Então...
Onde é o dentro de mim?!
Se cada coisa que olho e falo
é fora,
se todos os lugares que percebo são fora,
cadê o dentro de mim?!

O dentro de mim não é lugar...
O dentro de mim é lugar nenhum
é um onde que não posso encontrar.

O dentro de mim é o que sabe
tudo que vem pelos sentidos.
Sabe das cores e das formas,
da luz e da escuridão,
sabe dos ruídos e da música,
do canto dos pássaros,
e o rugir das máquinas,
dos barulhos do dia e do silêncio da noite.
Dentro de mim sabe dos cheiros de café,
dos perfumes e do chulé.
Do gosto do bolo e do macarrão,
sabe do frio e do calor.
Sabe de todo sentir e,
mais ainda,
sabe que sinto!
Sabe das coisas que vejo e do ver,
das coisas que ouço e do ouvir...
Sabe que sinto e o que sinto
nas emoções também.
Sabe que tem alegria ou tristeza,
paz ou agitação,
sabe dos medos e das coragens,
que elas acontcem e desacontecem.

E  Eu... Eu, porém,
continuo, sempre.

O dentro sabe dos pensamentos,
se estão calmos ou ansiosos,
se a mente está cheia ou vazia.
Sabe mesmo que a mente pensa.

Este DENTRO
- não lugar -
está em todos os lugares
e é isso o mais profundo
que
só posso
SER!


Veetshish Om

(gratidão, Satyaprem)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem sou eu? Texto por Sri Ramana Maharshi

Quem sou eu?               Sri Ramana Maharshi (oferecido por Felipe Ubaldo)    Eu não o corpo físico, composto de sete humores (dhatus). Eu não sou os cinco sentidos (audição, toque, visão, paladar e olfato), que apreendem seus objetos respectivos (som, sensação, forma, gosto e cheiro). Eu não sou os cinco órgãos da ação: fala, locomoção, manipulação, excreção e procriação, com suas respectivas funções (falar, movimentar, segurar, expelir e desfrutar). Eu não sou as cinco energias vitais (prana, etc), que executam as cinco funções de inspiração, etc. Eu não sou nem mesmo a mente que pensa. Eu não sou o estado de incognoscibilidade, no qual restam apenas as impressões residuais dos fenômenos, e no qual não há nem fenômenos nem atividade. Se eu não sou nada disso, então quem sou eu?    Depois de negar tudo o que foi mencionado como “não isto”, aquela Consciência que permanece por si só – eu sou Aquilo. Qual a natureza da Consciência?    A na

A AUSÊNCIA DE DESEJOS, A MAIOR BEM-AVENTURANÇA - Texto por NISARGADATTA MAHARAJ

A AUSÊNCIA DE DESEJOS, A MAIOR BEM-AVENTURANÇA Texto por NISARGADATTA MAHARAJ Pergunta: Encontrei-me com muitas pessoas realizadas, mas nunca com um homem liberado. Você já conheceu algum homem liberado, ou a liberação significa, entre outras coisas, abandonar também o corpo? Maharaj: O que você entende por realização e liberação? P: Por realização quero dizer uma experiência maravilhosa de paz, bondade e beleza, quando o mundo faz sentido e há uma unidade que a tudo permeia de substância e essência. Apesar de tal experiência não durar, não pode ser esquecida. Brilha na mente como recordação e desejo. Sei do que estou falando porque tenho tido tais experiências. Por liberação quero dizer estar permanentemente neste estado maravilhoso. O que pergunto é se a liberação é compatível com a sobrevivência do corpo. M: O que está errado com o corpo? P. O corpo é muito débil e de breve duração. Cria necessidades e desejos. Limita-nos dolorosamente. M: E daí? Que as expressões físicas sejam l

Morte e Renascimento - Texto por Ramana Maharshi

Morte e Renascimento - Texto por Ramana Maharshi Em nenhum outro ponto Ramana mostrou mais claramente que a teoria deve ser adaptada ao nível da compreensão do buscador do que quando ele respondia perguntas sobre a morte e renascimento. Para aqueles que eram capazes de compreender a teoria não dualista em sua forma pura ele apenas explicava que esta pergunta não surge, pois como o ego não tem uma existência real agora, também não o terá após a morte. P: As ações de uma pessoa nesta vida afetam os seus nascimentos futuros? R.: Você nasceu? Por que você se preocupa com nascimento s futuros? A verdade é que não existe nascimento e nem morte. Que aquele que nasceu pense sobre a morte e outros consolos para ela. P.: A doutrina Hindu da reencarnação é correta? R.: Não é possível dar uma resposta definitiva. No Bhagavad Gita, por exemplo, até a presente encarnação é negada. P.: A nossa personalidade não é sem começo? R.: Primeiro descubra se ela existe e depois faça a pergunta. Tanto os