O que é mente pura e mente impura? conversas com Ramana Maharshi
Quando o poder indefinível de Brahman se separa de Brahman e, unindo-se ao reflexoda consciência ( chidabhasa ), assume diversas formas, isso é chamado de mente
impura. Quando ele se liberta do reflexo da consciência ( abhasa ) por meio da
discriminação, ele é chamado de mente pura. Seu estado de união com o Brahman é sua
apreensão de Brahman . A energia que é acompanhada pelo reflexo da consciência é
chamada de mente impura, e seu estado de estar separada de Brahman é sua nãoapreensãode
Brahman .
É possível superar, enquanto o corpo ainda existe, o karma ( prarahabda ) que, ao que se diz, perdura até que o corpo chegue ao fim?
Sim. Se o agente do qual o karma depende, ou seja, o ego, que surgiu entre o corpo e oEu, se funde em sua fonte e perde sua forma, como pode o karma que depende dele sobreviver? Portanto, quando não há “eu” não há karma.
Como o Eu é existência e consciência, qual a razão para descrevê-lo como diferente do existente e do não-existente, do senciente e do não-senciente?
Embora o Eu seja real, uma vez que ele engloba tudo, ele não dá margem a perguntasque envolvam dualidade sobre sua realidade ou irrealidade. Por essa razão, é dito que
ele é diferente do real e do irreal. Da mesma forma, muito embora ele seja consciência,
uma vez que não há nada para ele conhecer ou para quem ele se fazer conhecido, é dito
que ele é diferente do senciente e do não-senciente.
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